Os Instrutores

Fernando Quadro
Analista de sistemas formado com experiência em sistemas de informacões geográficas desde 2005. Participa ativamente na comunidade de Geotecnologias livres através da lista GeoServer-BR, onde é o fundador.

Começou a trabalhar com o GeoServer em 2005 em um projeto desenvolvido para o TAMAR, e desde então vem se aprofundando na ferramenta. Possui um blog onde já publicou mais 300 posts sobre o GeoServer, e é a principal referência no Brasil.

No ano de 2011 criou a Revista FOSSGIS Brasil, uma publicação trimestral que fala sobre diversos assuntos relacionados as Geotecnologias livres.

Tem experiência em ministração de palestras e cursos em empresas de médio/grande porte como Itaipu, Deinfra, Univali, entre outras.

 

Saiba mais


Anderson Medeiros
Tecnólogo em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Profissional com vasta experiência em consultorias prestadas e treinamentos ministrados, além de palestras em eventos na área de Geoinformação.

Em 2008, criou seu site onde são publicados regularmente artigos, dicas e tutoriais sobre a utilização de tecnologias livres para aplicações Geoespaciais, nos mais diversos campos. O portal é hoje referência na área de Geotecnologias, recebendo milhares de acessos por dia.

Atualmente faz parte do corpo editorial da Revista FOSSGIS Brasil. Sempre produz conteúdo em diversos formatos sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Banco de Dados Geográficos e WebGIS utilizando ferramentas tais como Quantum GIS (QGIS), gvSIG, Kosmo, PostgreSQL/PostGIS, MapServer/i3Geo, entre outros.

 

Saiba mais

Robert Anderson
Bacharel em sistemas de informação com pós-graduação em engenharia de sistemas, possui experiência com o desenvolvimento de aplicações geográficas desde 2008. Criador e mantenedor da biblioteca OL4JSF, projeto open source que possui como principal objetivo aumentar a produtividade no desenvolvimento de WebGIS no contexto JEE.

Começou a trabalhar com o OpenLayers em 2008 durante o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica e posteriormente em seu trabalho de conclusão de curso que culminou na elaboração dos componentes OL4JSF. Atualmente, estes componentes estão sendo utilizados em diversos projetos nacionais e internacionais.

Participou como palestrante de congressos, treinamentos e consultorias ajudando a disseminar o uso de tecnologias livres para o desenvolvimento de WebGIS, com destaque especial para o GeoServer, OpenLayers, PostGIS e JEE.

 

Saiba mais

Jairo de Almeida
Possui graduação no curso de Bacharelado em Ciência da Computação no IMESA (Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis) e está cursando especialização em engenharia de componentes usando Java e SOA na TNT Educacional.

Concluiu treinamento em desenvolvimento Java Web na Globalcode, é moderador do grupo de estudos GEOJAVA e possui diversas publicações feitas no site Geomarketing.

Trabalhou com SIG (Sistema de Informações Geográficas) e desenvolvimento de sistemas na Engemap e possui experiência em programação JEE (Java Enterprise Edition) e SIG (Sistema de Informações Geográficas) de 2006 até 2011 trabalhando na Gempi e trabalhou também na P2RX com desenvolvimento JEE e Android.

 

Saiba mais

Roberto Oliveira Santos
Matemático, com especialização em tecnologia java, tem experiência com o desenvolvimento de sistema de informações geográficas para área de meio ambiente, agricultura e saneamento.

Começou a trabalhar com desenvolvimento de sistemas geo em 2004, com MapServer e PHPMapscript e desde lá vem experimentando diversas tecnologias e padrões geo. Em 2011 participou do FOSS4g em Denver/EUA. Atualmente tem interesse em Python, frameworks geo como GeoDjango, a dupla Mapnik/Geoserver e integração de sistemas com dados espaciais com uso de webservices.

 

Saiba mais

Marcello Benigno
Marcello Benigno B. de Barros Filho é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do IFPB. Formado em Engenharia Civil, Especialista em Desenvolvimento Web, Mestre em Geoprocessamento e Doutorando em Engenharia Civil pela UFPE.

Também é membro do corpo editorial da Revista FOSSGIS Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas na área de modelagem hidrológica utilizando Softwares Livres.

 

Saiba mais

George R.C. Silva
Geógrafo, mais de 6 anos de experiência com geoprocessamento, atuou em projetos para diversas empresas e órgãos governamentais, entre eles Força Aérea Brasileira, INCRA, diversas prefeituras e prestadoras de serviços (utilities).

Especialista em desenvolvimento de softwares GIS, trabalhou com plataformas proprietárias e livres, atacando problemas com soluções em Python, PL/pgsql e C#. Contribuinte do projeto PostGIS há mais de 5 anos, com experiência em sistemas de produção.

 

Saiba mais

INFORMAÇÕES

04

Março, 2017
Curso de Android - Turma VII.

25

Abril, 2017
Curso de GeoServer - Turma XI.

06

Maio, 2017
Curso de PostGIS Básico - Turma X.

24

Junho, 2017
Curso de PostGIS Avançado - Turma VII.